Você está aqui // Conjuntura, Municipal // Coordenadores Pedagógicos: A saída é coletiva!

Coordenadores Pedagógicos: A saída é coletiva!

Na manhã desta terça-feira (06), aconteceu no auditório GI da UNICAP a Plenária dos Coordenadores Pedagógicos. O evento foi convocado diante da possibilidade da gestão do Prefeito Geraldo Julio (PSB) mudar as atribuições e funções dos coordenadores. As Instruções Normativas Nº 01 e 08, encaminhadas pela Secretaria de Educação, podem conter elementos que ferem a lei. A plenária convocada pelo Simpere e pela Comissão de Coordenadores Pedagógicos teve como pauta: 1- Atribuição dos Coordenadores Pedagógicos; 2 – Ampliação da Carga Horária; e 3 – Resoluções.

Sobre a possibilidade dos coordenadores serem obrigados a substituir professores em sala de aula, a mesa explicou que “devido a uma apresentação sobre o preenchimento do diário online da prefeitura prevendo possibilidade do coordenador também fazer o preenchimento em substituição ao professor, causou muita confusão, levando alguns diretores – erroneamente – a considerar que os coordenadores possam substituir os professores em sala de aula. A apresentação citada se limita em falar em preenchimento do diário online e não da substituição”. Outra coisa levantada nesse tema foi que a prefeitura não indicou isso em nenhum documento oficial como nas Instruções Normativas.

O debate sobre ampliação de carga horária foi o ponto de pauta mais esperado. Apesar de ser um ponto polêmico, ele foi norteado por esclarecimentos no que tangem a carga horária, ampliação, os modelos de 145 h/a e 270 h/a e sobre o tipo de seleção. Contudo, o debate caminhou para resoluções importantes para esses profissionais.

Como encaminhamentos os presentes resolveram formar uma comissão de sistematização/ elaboração para preparar um documento mostrando de fato o que os coordenadores pedagógicos podem e não podem fazer, assim como melhorias na execução de suas funções. Outra resolução foi marcar uma reunião com a Prefeitura para apresentar esse documento e, por fim, uma nova plenária para referendar ou não o debate junto com a PCR.

Tudo isso só foi possível porque tanto os coordenadores pedagógicos quantos os professores já perceberam que qualquer saída contra os planos diabólicos de Geraldo Julio (PSB) e seus aliados deve ser uma coletiva!

Deixe o seu comentário

Copyright © 2018 SIMPERE.org. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ítalo Barboza em parceria com a Piquete. Gerenciado pelo Wordpress.