Você está aqui // Conjuntura, Destaque, Educação, Municipal // INFORMES DA MESA DE NEGOCIAÇÃO DO DIA 20 DE ABRIL

INFORMES DA MESA DE NEGOCIAÇÃO DO DIA 20 DE ABRIL

Essa reunião havia sido agendada pelo próprio Secretário de Educação através de ofício no dia 6 de abril. Porém no dia agendado o mesmo não pode comparecer, mesmo assim o SIMPERE achou importante manter a reunião.

Estiveram presentes pela direção do Sindicato Simone Fontana, Carlos Elias e Teoneide Albuquerque e pela base do sindicato Jucelino Lima e Luiza Lira. Já as representantes da prefeitura foram Gisélia Lira e Rossana Albuquerque.

Nomeação de concursados, acréscimo e convocação de CTDs: A Secretaria de Educação enviou ao SIMPERE ofício com o quantitativo de cadeiras vagas para professor l na Rede Municipal. São 492 cadeiras vagas, segundo o mesmo ofício, atualmente 70% das cadeiras vagas são ocupados por professores em acumulação e 30% por professores CTDs.

Na reunião, Rossana e Gicélia informaram que serão chamadas 147 professores para acréscimo de carga horária. Essa listagem ainda será publicada.

*Está sendo publicado em grupos de whatsapp uma listagem com nome de alguns professores como se fosse para acréscimo, essa listagem é um recorte da lista geral de professores inscritos para acréscimo: Uma “brincadeira” de mau gosto que pode trazer transtornos na vida desses professores

No dia 20 de abril saiu no diário oficial portaria de contratação de 223 CTDs. A perspectiva é que assumam no dia três de maio as aulas atividades.

Segundo Rossana a perspectiva é que os professores para acréscimo liberem os CTDs que estão trabalhando em cadeira vaga e junto com os CTDs que serão convocados resolva o problema da aula atividade. Porem ainda será insuficiente pois muitos professores recém concursados e que acumulam continuarão com 50% de aula atividade.

Também estão sendo nomeados 100 AADEEs (Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial) e mais 100 ADIs (Agente de Desenvolvimento Infantil)

Monitoramento na regência dos professores: O SIMPERE enviou ofício à Secretaria de Educação comunicando a decisão da Assembleia em não aceitar monitores “observando” a aula dos professores. Foram levantados argumentos pseudopedagógicos os quais foram rebatidos pelos representantes do SIMPERE na mesa. Ficou de, numa próxima reunião, Rogério participar para explicar o que vai ser esse monitoramento. De antemão o SIMPERE já se posicionou que os professores estão precisando de apoio e não de fiscalização.

Licença Prêmio: Segundo Rossana, de janeiro a março deste ano foram feitas 554 solicitações de licença prêmio, 112 foram autorizadas e 442 estão em tramitação. Foi criado alguns critérios para priorizar quem está próximo da aposentadoria. Colocamos que nem todos os pedidos são para o mesmo período e que fosse respeitado os critério existentes e o direito do professor. Na próxima reunião vão apresentar o fluxo de licenças.

Acréscimo para professor ll: Vai ser feito um levantamento do total de carga horária disponível, desse total será disponibilizado 30% para acréscimo, ainda no 1º Semestre.

Eleição para direção de escola: Colocamos que este ano encerram-se os mandatos das direções de escolas. Rossana falou que vai ter um atraso pois ainda estão estruturando o curso de gestão para quem vai concorrer à eleição…

Vale do interior:  Esse caso trata do transporte de professores que moram em áreas não cobertas pelo consórcio grande recife e desde que acabou o vale de papel tem sofrido para garantir o reembolso do gasto com passagens, chegando a gastar até vinte reais por dia  para se locomover para a escola

Foram colhidas as assinaturas dos professores nessa situação e foi enviado para o DEAF, na mesa foi dito que até o dia 29 de abril serão pagos os meses em atraso (como se trata de um sábado vai sair antes). Prometeram que o reembolso será feito todo dia 29.

Suprimento e falta de materiais nas escolas e creches: estão fazendo estudos para apresentar no final de maio. Nos atos e paralisações das RPAs muitas denúncias estão sendo feitas em relação a todo esse descaso. Vamos fortalecer a comunidade e cobrar!

Atraso nas aposentadorias e ticket refeição para duas matrículas: Para esses pontos iremos agendar uma reunião com o Secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas.

 

 

Fotos: Sérgio Gaspar

 

Marcadores: , , ,

Deixe o seu comentário

Copyright © 2018 SIMPERE.org. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ítalo Barboza em parceria com a Piquete. Gerenciado pelo Wordpress.